Pois bem, a resposta é simples, os níveis de escolas de inglês não querem dizer absolutamente nada, essas nomenclaturas é pura e simplesmente para controle da escola que você estuda, isso quer dizer que se você está no nível intermediário da escola X, não quer dizer que você está no mesmo nível na escola Y, pode ser que você na escola Y seja básico 3 ou avançado 1.
Isso acontece porque, dependendo do material e como as escolas dividem esses níveis sempre há essa discrepância, não se trata da escola X ser melhor ou pior que a escola Y, e um detalhe muito importante as escolas, na maioria dos casos, vão sempre colocá-lo em um nível abaixo do que você está, sempre usando revisão como desculpa.
Os testes de nivelamento e ou entrevistas, também são extremamente subjetivos, cada escola testa uma coisa, e sempre você se surpreende por estar abaixo do nível esperado, ora porque a sua parte oral é mais fraca que a parte escrita e vice-versa, e lembrem-se as escolas querem manter o aluno pagante estudando mais tempo possível.
O que acontecia, e acontece frequentemente é, o aluno estuda muitos anos aqui no Brasil, e torna-se proficiente, segundo a escola, em inglês, e esse aluno decide ir ao exterior estudar, e ao se matricular em uma escola tem de fazer um teste e para sua supresa o nível dele está abaixo do que ele esperava, isso acontece porque o nível que as escolas dizem ou certificam que você está não necessariamente demonstram suas habilidades linguísticas, isto quer dizer que, não adianta a escola X dizer ou mesmo certificar que você terminou um curso lá e tem nível avançado 2, sendo que suas hablidades linguísticas no idioma dizem que não. Para mensurar e padronizar esses níveis de habilidades criou-se o Quadro Comum Europeu de Referencia com as habilidades linguísticas de cada nível, e hoje, é usado mundialmente.(ver link: http://www.cce.puc-rio.br/ipel/N%C3%ADveis%20do%20Marco%20Comum%20Europeu.pdf )
A mesma coisa com certificações, os certificados emitidos pelas escolas de idiomas, ainda que aceitos por algumas empresas e levando-se em consideração o disposto acima, mesmo o certificado daquela escola caríssima e super conhecida em sua cidade não tem o menor valor acadêmico, pois mais uma vez não se tem claro suas habilidades, você apenas tem uma nomenclatura da escola dizendo que de acordo com a escola você tem conhecimento avançado, mas você sabe usar esse conhecimento de acordo com o quadro europeu?
Por isso, invista um pouco mais em suas habilidades linguísticas, existem exames internacionais reconhecidos por quase todas empresas e que tem um peso muito bom em seu curriculo:
TOEIC (Test of English for International Communication) - Exame de pontuação usado por empresas para saber o nível de conhecimento dos colaboradores e candidatos.
TOEFL (Test of English as a Foreign Language) - Exame de pontuação, mais acadêmicopara ingresso em universidades do exterior.
BULLATS (Business Language Test) - Exame que testa conhecimentos em Business English.
ECPE (Examination for the Certificate of Proficiency in English) - Exame de proficiencia em ingles geral.
FCE (First Certificate in English) - Certificado de Cambridge nível Intermediario
CAE (Certificate of Advanced English) - Certificado de Cambridge nível Avançado
CPE (Certificate of Proficiency in English) -Certificado de Cambridge nível proficiente.
Esses certificados citados são os mais conhecidos, mas existem outros, para obte-los, você pode fazer a prova aqui no Brasil e não necessita estar matriculado ou vinculado a nenhuma escola, pesquise na internet as datas, locais de inscrição e valores.
Recomenda-se, porém, que quem deseja prestar esses exames faça um curso preparatório para conhecer os tipos de questões pedidas no exame.
Nós da Skyhigh English Brazil usamos os níveis do Quadro Comum Europeu, e nosso nivelamento é feito por uma universidade internacional.
A Skyhigh English Brazil oferece cursos preparatórios para qualquer dos exames citados.


Nenhum comentário:
Postar um comentário